A CBOE anunciou que 5 ETFs de Ethereum (spot), incluindo os da Fidelity e VanEck, serão lançados no dia 23 de julho. As notificações de novos lançamentos, publicadas na sexta-feira à tarde, confirmaram a data de estreia dos ETFs de Ethereum.
Lançamento dos ETFs de Ethereum na CBOE
A CBOE será o principal local de negociação dos primeiros ETFs de Ethereum. Entre os fundos que começarão a ser negociados estão o Fidelity Ethereum Fund, Franklin Ethereum ETF, Invesco Galaxy Ethereum ETF, VanEck Ethereum ETF e 21Shares Core Ethereum ETF. “Estamos satisfeitos em anunciar que um Produto Negociado em Bolsa (ETP) será listado na CBOE e começará a ser negociado como uma nova emissão em 23 de julho de 2024”, declarou a bolsa.
Precificação dos ETFs de Ethereum
Os solicitantes dos ETFs de Ethereum receberam a aprovação do formulário 19b-4 em maio, mas houve um atraso na finalização dos detalhes. As taxas foram divulgadas em declarações de registro emendadas na quarta-feira:
- Fidelity: Taxa de 0,25%, que será isenta até o final de 2024.
- Franklin Templeton: Isenção da taxa até 31 de janeiro de 2025 para os primeiros $10 bilhões dos ativos do fundo.
- VanEck: Isenção da taxa por um ano após o lançamento do fundo, para os primeiros $1,5 bilhão.
- 21Shares: Taxa de 0,21%, isenta por seis meses a partir do lançamento ou durante os primeiros $500 milhões, o que ocorrer primeiro.
Impacto e Expectativas
A aprovação do ETF de Ethereum pelo SEC coincide com a maior conferência de Bitcoin do ano, tornando a semana memorável para o setor de criptomoedas, pois BTC e ETH são as únicas criptomoedas com um ETF nos EUA.
Agora, a expectativa gira em torno de qual token poderá ser o próximo a ter um ETF. Há grande antecipação em torno de um possível ETF de Solana. O desempenho dos ETFs de Ethereum na semana de abertura pode influenciar a facilidade de aprovação dos próximos ETFs no futuro.